A quarta temporada de "Lost" deve ser exibida em 2008 sim - nem que seja em versão reduzida.

A emissora ABC anunciou que pretende levar ao ar os oito episódios já produzidos do novo ano da série, segundo o site Broadcasting & Cable. Se a decisão pode agradar parte dos fãs, temerosos pela possibilidade de a série só voltar em 2009, não satisfaz o produtor executivo da série Damon Lindelof.

Em entrevista à colunista Kristin dos Santos, do E!Online, Lindelof mostrou sua indignação com a possível exibição da metade da quarta temporada e deixou escapar o arrependimento por ter previsto a greve ao elaborar o "gancho" do fim do oitavo episódio.

"Sinto que a pior coisa que poderíamos ter feito foi planejar a produção da série de acordo com a greve. Me deixa triste a chance de não poder exibir os 16 episódios que tínhamos concebido para esta nova temporada. Uma temporada de oito episódios é incompleta, e eu não vou estendê-la de jeito nenhum", afirmou.

Sobre o tal "gancho", Lindelof revelou que seu impacto pode aumentar a frustração da espera dos fãs pelo próximo capítulo da história.

"O desfecho do episódio traz algo no mesmo nível de Michael atirando em Ana Lucia e Libby; e, depois de vê-lo, os fãs certamente pensarão: 'Ah, meu Deus. Não acredito que terei que esperar outro ano pelo nono episódio", disse Lindelof.

Para o produtor, tão estranha e negativa quanto a perspectiva de uma quarta temporada reduzida é a de termos uma quinta temporada ampliada.

"Realmente planejamos três temporadas de 16 episódios. Então, a idéia de voltar e talvez fazer um ano com 24 episódios, compondo a quinta temporada desta forma é... Eu não posso olhar nos olhos dos fãs e dizerem a eles que ainda estamos executando o plano inicial", lamentou.

O que você, fã de "Lost", prefere: ver os oito episódios em 2008 ou esperar mais para ver os 16 em seqüência?